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Volume 37, N° 2 - jul-dez 2017
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Paulo Andre Niederle
Resumo
A sociologia da agricultura tem presenciado um profícuo debate sobre mercados alimentares. No entanto,
este debate ainda é parcialmente obstado por lógicas dualistas que opõem mercados convencionais
e alternativos, commodities e singularidades, agronegócio e agricultura familiar. No debate internacional,
uma das expressões mais importante deste dualismo revela-se na oposição entre as abordagens dos
“regimes alimentares” e “estilos de agricultura”. Após apresentar os limites das mesmas, o artigo propõe
um novo diálogo entre a Teoria das Convenções e Teoria das Práticas para introduzir o conceito de
mercados como “ordens sociais”. A partir dele, e com base em pesquisas conduzidas desde 2011 sobre
a reestruturação dos mercados para alimentos orgânicos, o artigo analisa a configuração de quatro ordens:
cívica, estética, industrial e tradicional. Cada ordem comporta nexos específicos de práticas sociais,
às quais estão associados dispositivos institucionais e técnicos, bem como múltiplos significados e
identidades sociais.
Palavras-chave: Práticas, Alimentos, Mercados, Convenções.
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